O que é?

Na inseminação artificial, o médico insere espermatozóides diretamente no útero da mulher, e por isso o método é conhecido como inseminação intrauterina. Esse procedimento é útil pois torna a viagem mais curta para o esperma e evita obstruções, e por isso este método primeiro é indicado como um tratamento para a infertilidade.

 

Que tipo de infertilidade a inseminação artificial pode tratar?

O procedimento pode ser usado para muitos tipos de problemas de fertilidade. Em casos que envolvem infertilidade masculina, ela é frequentemente usada quando há uma contagem de espermatozóides muito baixa ou quando os espermatozóides não são fortes o suficiente para nadar através do colo do útero. A inseminação intrauterina, além de induzir a ovulação na mulher, realiza o preparo do sêmen em laboratório, colocando-o dentro da cavidade uterina, aumentando ainda mais as chances de gravidez.

 

Como Funciona?

Deve-se iniciar o tratamento nos primeiros dias do ciclo menstrual e a paciente deverá tomar medicamentos indicados pelo médico, que irão funcionar como indutores da ovulação, facilitando o aparecimento dos folículo com os óvulos. Em meio ao estímulo é realizado o controle seriado por ultrassonografia, a fim de avaliar o crescimento folicular. Assim que o tamanho ideal é alcançado, é dado início a segunda parte do processo de inseminação, que acontece com a ajuda de um medicamento por HCG (gonadotrofina coriônica humana), fazendo com que a ovulação ocorra por volta de 36h após a administração do remédio. A terceira etapa é a preparação seminal, que deve ser realizada duas horas antes da etapa final. Na coleta do sêmen em laboratório, são selecionados aqueles com maior capacidade de alcançar os óvulos e fecundá-los. Os “melhores” espermatozóides são introduzidos na cavidade uterina da mulher com um cateter. Um processo semelhante a outros procedimentos ginecológicos e que não causa dores, apenas um desconforto natural.

Envie este artigo para uma amiga.

Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Fale Conosco

Entre em contato ou agende sua consulta​

Lorem Ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem Ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem Ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet

Contato

Dúvidas e Perguntas