O que é?

A fertilização in vitro é o método  mais avançado e indicado para as situações de infertilidade mais complexas. O método FIV consiste na coleta de óvulos e esperma para uma fecundação assistida, que ocorre fora do útero da mulher. Após a fecundação, o médico transfere o embrião para o útero da mulher para que a gestação tenha continuidade.

 

Indicações

A principal indicação para a FIV é para  casais em que a mulher atingiu uma idade considerada avançada para a reprodução natural. Após os 35 anos, a qualidade e a quantidade dos óvulos da mulher diminui exponencialmente, isso porque o corpo feminino está perto de consumir toda a reserva ovariana. Assim, depois dos 35 anos, as mulheres passam por uma perda considerável na fertilidade e essa mudança se aumenta após os 38 anos. Existe a possibilidade de a mulher conseguir fazer a fertilização in vitro  até os 43 anos, apesar das chances serem muito reduzidas. Mas essa não é uma regra. A idade máxima varia muito de mulher para mulher e depende de uma série de fatores.

A FIV é indicado nas seguintes situações:

  • Alterações nas Trompas;
  • Idade avançada da mulher;
  • Baixa reserva ovariana;
  • Alterações no sêmen;
  • Vasectomia;
  • Presença de Espermatozóides apenas nos testículos;
  • Alterações Genéticas;
  • Falha de outros tratamentos.

 

Como funciona?

O primeiro passo da FIV é o tratamento hormonal pelo qual a mulher passa. A partir da aplicação de hormônios, a ovulação é estimulada artificialmente. Então, os óvulos são coletados em clínica e, posteriormente, reservados.

Em paralelo, os espermatozoides do homem são recolhidos – quando não se utiliza esperma de algum doador. A fertilização é feita in vitro e o médico especialista e embriologistas acompanham o passo a passo da divisão celular para observar o desenvolvimento do embrião. Geralmente, após o 5° dia da fertilização, o embrião está pronto para ser transferido para o útero da mulher.

Enquanto isso, ela seguirá tomando hormônios que preparam seu corpo para a gestação. O processo se completa em um intervalo de 15 a 20 dias e pode ser repetido no mês seguinte caso necessário.

Envie este artigo para uma amiga.

Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Fale Conosco

Entre em contato ou agende sua consulta​

Lorem Ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem Ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem Ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet

Contato

Dúvidas e Perguntas